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Ar no sistema de combustível: como identificar e resolver

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A presença de ar no sistema de combustível é uma das causas mais comuns de falhas em motores a diesel. Esse problema pode surgir após a troca do filtro, manutenções mal executadas, vazamentos nas conexões ou até mesmo pelo uso de peças com defeito. O ar interrompe o fluxo contínuo do combustível, causa falhas na ignição, perda de potência e, em casos mais graves, impede o motor de funcionar.

Neste artigo, você vai aprender como identificar os principais sintomas do problema, entender por que o ar entra no sistema e descobrir como eliminar o ar da linha de maneira segura e eficiente.

ar no sistema de combustível

Sumario

Hidráulica - Stara & John deere
Elemento Filtrante HYDAC
Elemento Filtrante HYDAC 7901-4239-EL – Stara
Válvula Direcional Solenoide PWS10Z-11M
Válvula Direcional Solenoide PWS10Z-11M – Stara 1056-4170-VS
Sensor Elétrico Nivel de Óleo hidráulico
Sensor Nível Hidráulico John Deere 127mm – Sistema Hidráulico
Sensor Nível Óleo Hidráulico
Sensor Nível Óleo Hidráulico 76mm – John Deere
Acumulador Hidráulico John Deere 2.8L
Acumulador Hidráulico John Deere 2.8L – RE576625
Acumulador Hidráulico John Deere 1L
Acumulador Hidráulico John Deere 1L – RE321770
Válvula Direcional Solenoide WK06Y01CN0
Válvula Direcional Solenoide WK06Y01CN0 – Stara 7920-4105-V2
válvula direcional hidráulica
Válvula Direcional Hidráulica 2610183 – 7920-4105-V1 Stara
Trocador de Calor Stara Hercules 6.0 Completo - 7940-4022
Trocador de Calor Stara Hercules 6.0 Completo – 7940-4022
Motor Hidráulico do Radiador
Motor Hidráulico do Radiador – Trocador de Calor 7940 4022 MOT

Por que o ar no sistema causa falhas

Motores a diesel funcionam com alta pressão e dependem de uma alimentação constante e sem interrupções de combustível. Quando bolhas de ar entram na linha, elas criam espaços onde o diesel não está presente. Isso afeta diretamente a pressão, prejudica a atomização nos bicos injetores e causa falhas de ignição.

O resultado é um motor que apresenta dificuldade para ligar, oscilações durante o funcionamento e, em alguns casos, desligamentos inesperados. A entrada de ar também pode causar desgaste prematuro na bomba de alta pressão e nos injetores.

Principais causas do ar no sistema de combustível

Existem diversas origens possíveis para a presença de ar na linha de alimentação. Conhecer cada uma delas ajuda a prevenir futuras ocorrências.

Causa provável Descrição técnica
Troca de filtro sem sangria adequada Filtro novo instalado sem retirada do ar
Vazamentos em conexões ou mangueiras Fissuras, abraçadeiras frouxas ou porosidade
Tampa do tanque mal vedada Permite entrada de ar durante o funcionamento
Ressecamento de tubos ou juntas Tubulações antigas podem trincar e puxar ar
Entrada de ar pelo sistema de retorno Mangueira de retorno mal instalada ou danificada

Além disso, alguns sistemas antigos são mais propensos à entrada de ar, especialmente os que utilizam bombas mecânicas ou tanques elevados.

Como identificar ar no sistema de combustível

Existem sintomas específicos que indicam a presença de ar na linha de combustível. Eles surgem em diferentes intensidades, dependendo do nível de ar acumulado.

1. Dificuldade na partida

Esse é um dos sintomas mais clássicos. Quando o ar ocupa espaço na bomba ou nos bicos, o motor demora a pegar. Em casos graves, ele nem liga.

2. Motor desliga sozinho

Se o motor funciona por alguns minutos e depois morre, isso pode indicar bolhas de ar se acumulando na linha e impedindo a alimentação contínua.

3. Oscilações na rotação

A rotação do motor pode variar sozinha, subindo e descendo de forma irregular, mesmo em marcha lenta. É um sinal claro de interrupção no fluxo de diesel.

4. Perda de potência

O motor pode perder força em aclives, sob carga ou durante aceleração. Isso acontece porque o ar impede a injeção correta.

5. Falhas e engasgos

As falhas na queima do combustível causadas pelo ar geram trancos, vibrações e respostas inconsistentes ao acelerador.

Teste prático para verificar entrada de ar

Se suspeitar de ar no sistema, você pode realizar um teste simples utilizando uma mangueira transparente conectada à linha de entrada da bomba.

  • Substitua temporariamente um trecho da mangueira por um tubo transparente.

  • Acione o motor e observe se aparecem bolhas de ar.

  • Caso veja bolhas contínuas, há entrada de ar antes da bomba.

  • Se não houver bolhas visíveis, o problema pode estar na bomba ou após ela.

Esse teste ajuda a isolar o local onde o ar está entrando.

Como eliminar o ar do sistema de combustível

O procedimento para retirada do ar varia de acordo com o tipo de sistema (mecânico ou eletrônico), mas há passos comuns a todos eles.

1. Localize a bomba manual ou parafuso de sangria

A maioria das máquinas possui uma bomba manual (tipo “pino”) ou parafuso de sangria próximo ao filtro.

2. Pressione a bomba até sair apenas combustível

Aperte a bomba manual até que o combustível saia de forma contínua, sem bolhas. Esse processo pode levar alguns minutos, dependendo do sistema.

3. Afrouxe a saída do filtro ou da bomba

Se o sistema tiver um parafuso de alívio, abra levemente enquanto pressiona a bomba. Isso facilita a saída do ar.

4. Ligue o motor e observe o funcionamento

Após eliminar o ar, ligue o motor e veja se ele mantém a rotação estável. Deixe-o funcionar por alguns minutos para garantir que o ar foi completamente expelido.

5. Verifique se há vazamentos

Após o procedimento, revise todas as conexões. Qualquer vazamento pode causar nova entrada de ar.

Como evitar entrada de ar no sistema

Prevenir esse problema é mais fácil do que corrigir. Algumas boas práticas incluem:

  • Troque o filtro de combustível com cuidado, fazendo sangria sempre que necessário

  • Substitua abraçadeiras antigas por modelos novos e bem apertados

  • Use mangueiras reforçadas e próprias para diesel

  • Evite deixar o tanque completamente vazio

  • Faça inspeções visuais periódicas em conexões, tubos e vedadores

  • Use peças de reposição de qualidade comprovada

O papel do filtro de combustível na entrada de ar

Muitos casos de ar no sistema ocorrem logo após a troca do filtro. Isso acontece porque o elemento novo não é preenchido com diesel antes da instalação ou porque o sistema não foi sangrado adequadamente.

Sempre que trocar o filtro, siga essas dicas:

  • Preencha o novo filtro com diesel limpo antes da instalação

  • Aperte corretamente a tampa ou o copo inferior

  • Acione a bomba de sangria até eliminar todo o ar

  • Ligue o motor e monitore por alguns minutos

Essa atenção simples evita boa parte dos problemas pós-manutenção.

Conclusão

Detectar ar no sistema de combustível e agir rapidamente pode evitar perdas de produtividade, danos ao sistema de injeção e altos custos com reparos. Mesmo sendo um problema comum, ele pode ser evitado com boas práticas de manutenção, inspeções regulares e cuidados no manuseio do sistema.

Ficar atento aos sintomas e executar corretamente o processo de sangria são atitudes que garantem um funcionamento estável e eficiente dos motores a diesel.

Veja também: Como drenar o separador de água do filtro de combustível

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